Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Reflexões introdutórias ao monográfico «Cidade Educadora: olhares e práticas». Pela utopia de cidades educadoras: por um mundo onde todos tenham lugar

2019; Programa d'extendió Universitaria. Seminari Garbell; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português

10.6035/kult-ur.2019.6.11.1

ISSN

2386-5458

Autores

Jaqueline Moll,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O desa o de pensar e construir as cidades como territórios educa- tivos e com novas possibilidades para a convivência humana é o tema deste artigo. Diante de estruturas sociais e económicas violentas e desiguais, este desa o torna-se ainda maior, sobretudo em contextos de países como o Brasil. Alinhavando matrizes conceituais e experiências vivenciais para a construção do conceito de cidade educadora, parte do entendimento de que, para além de uma proposição metodológica ou uma teoria onírica sobre um modo dis- tinto de organizar as cidades, esta perspetiva constitui uma abordagem política e pedagógica possível para a recomposição dos mosaicos que são as nossas sociedades, na perspetiva de que seja possível convivermos e coabitarmos com as nossas diferenças, produzirmos a nossa vida material e gerarmos dignidade para todos e cada um. Neste sentido propõe tratar-se de um devir permanente, que exige ações intencionais e quali cadas por parte do poder público e da cidadania e que compõe os trânsitos paradigmáticos que estamos a vivenciar como civilização.

Referência(s)