Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Análise Crítica de Gênero: uma análise de um teste de proficiência em inglês como língua estrangeira

2019; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Linguística; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5007/1984-8412.2019v16n2p3642

ISSN

1984-8412

Autores

Patrícia Marcuzzo, Amanda Petry Radünz,

Tópico(s)

Gender Studies in Language

Resumo

O objetivo deste trabalho é reportar uma Análise Crítica de Gênero (ACG) do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE). A análise textual incluiu seis edições do TESLLE de língua inglesa ofertadas entre 2014 e 2016, além de documentos oficiais. As questões foram classificadas em relação ao tipo e ao enfoque; e então em relação aos elementos da linguagem que acionam. A análise contextual foi realizada a fim de interpretar os dados obtidos. Os resultados apontam que as questões do teste são de três tipos e apresentam 12 enfoques. Além disso, as questões acionam quatro níveis da linguagem. A análise demonstrou que o teste realmente testa a habilidade da leitura, por acionar principalmente o nível da Semântica e da Pragmática, e que a visão de linguagem que subjaz o teste é de “linguagem como gênero”, uma vez que a relação entre texto e contexto é explorada.

Referência(s)