
Evasão escolar como desafio contemporâneo à Escola de Ensino Médio Luiz Girão, em Maranguape-CE
2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 8 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v8i8.1251
ISSN2525-3409
AutoresFrancisco Euguenys Medeiros da Silva, Solonildo Almeida da Silva, Sandro César Silveira Jucá, Aldayr de Oliveira Monteiro, Pedro Bruno Silva Lemos, Paulo César da Silva Rocha,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO artigo apresenta a problemática da evasão na Escola de Ensino Médio Luiz Girão, situada no município de Maranguape no Estado do Ceará, no Brasil. A nossa investigação reporta-se ao período entre os anos de 2013 e 2017. A evasão escolar engendra discussões com ênfase nas turmas de 1ª série do ensino médio, etapa conclusiva da educação básica, no Brasil. A metodologia utilizada para a análise desse fenômeno deu–se através de um estudo de caso, tomando como referência a pesquisa quantitativa e qualitativa aplicada, utilizando a técnica do questionário, realizado com 15 (quinze) discentes evadidos entre os anos de 2013 e 2017, que retornaram à Escola após o quadriênio. Como pergunta central, tem-se: “Quais as reais motivações que levaram a sua evasão na educação básica, especialmente na 1ª série do Ensino Médio?”. O objetivo deste trabalho foi conhecer algumas das causas que contribuíram para o abandono escolar e consequente evasão de um determinado número de alunos da 1ª série do Ensino Médio. Os resultados apontam que as causas da evasão em 40% refletem condicionantes externos ao ambiente escolar, isto é, foram causas relacionadas às questões de emprego, trabalho, renda, saúde. Nesse sentido, o presente estudo de caso constatou que as premissas da evasão são multifatoriais e reverberam para a retenção escolar.
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