
ODONTOLOGIA LEGAL: AVALIAÇÃO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS FACULDADES DE MINAS GERAIS
2019; Linguagem: Português
10.21117/rbol.v6i2.245
ISSN2359-3466
AutoresGabriela Luanna Gonçalves Costa, Bruna Poliana Alonso Martins, Camilla Aparecida Silva de Oliveira,
Tópico(s)Ethics in medical practice
ResumoIntroducao: O ensino da disciplina de Odontologia Legal nos cursos de graduacao em Odontologia e extremamente importante na formacao academica. Por isso, em 2014, a Associacao Brasileira de Odontologia Legal (ABOL) criou diretrizes de apoio ao ensino da disciplina no Brasil, orientando as Instituicoes de Ensino Superior (IES) a conduzir esta ciencia nas grades curriculares. Objetivo: Esta pesquisa visou descrever como a disciplina de Odontologia Legal esta sendo ofertada, nas IES do Estado de Minas Gerais, a fim de verificar se as diretrizes da ABOL estao sendo implementadas. Metodologia: Estudo descritivo de analise documental, realizado no ano de 2018. Para coleta de dados, acessaram-se os sites de todas IES de MG na busca dos documentos: projeto politico pedagogico, matriz curricular e ementario. A partir desses documentos, identificaram-se quantas disciplinas da area de Odontologia Legal sao ofertadas, o periodo de oferta das disciplinas, a carga horaria, o momento do curso em que e ofertada e a nomenclatura das disciplinas. Resultados: No total, 33 (100%) IES ofertam disciplinas da area de Odontologia Legal em seu curriculo. Dessas, apenas duas (6,2%) instituicoes ofertam disciplinas em momentos distintos, priorizando a disciplina de Etica antes das praticas clinicas e a disciplina de Odontologia Legal no final da graduacao. Com relacao a carga horaria minima, 11 (33,33%) instituicoes ofertam a disciplina com 60 horas. Conclusao: A maioria das IES de MG ainda nao adequou seus curriculos as diretrizes sugeridas pela ABOL.
Referência(s)