
Instrumento de inteligência turística e tomada de decisão: o caso do Observatório do Turismo do Maranhão
2019; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 7; Issue: 12 Linguagem: Português
10.26512/revistacenario.v7i12.25543
ISSN2318-8561
AutoresSaulo Ribeiro dos Santos, Thais Mendes Pinheiro,
Tópico(s)Digital Marketing and Social Media
ResumoEm si tratando de dados estatísticos no turismo para fins de tomada de decisão e elaboração de políticas públicas, estes são decisivos para que os destinos turísticos tenham condições de ofertar novos produtos e serviços, preparando-se para atender às reais necessidades de seus visitantes. Desta forma, objetiva-se neste presente estudo relatar as experiências de trabalho do Observatório do Turismo do Maranhão como instrumento de inteligência e tomada de decisão para a elaboração de políticas públicas de turismo no estado do Maranhão. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, e caracteriza-se como descritiva e exploratória, além do relato de experiência dos membros sobre o funcionamento e dinâmica do Observatório. Conclui-se que a criação do Observatório do Turismo do Maranhão no ano de 2017 tem criado dados até então inexistentes e atualizado outros, de forma a contribuir com o fortalecimento dos polos turísticos do Maranhão.
Referência(s)