
Um Planejamento composicional a partir de elementos do frevo de rua pernambucano
2018; Escola de Música da UFMG; Issue: 38 Linguagem: Português
10.35699/2317-6377.2018.5269
ISSN2317-6377
AutoresFlávio Fernandes de Lima, José Orlando Alves,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoEste artigo propõe a aplicação de aspectos da Teoria dos Contornos (MORRIS, 1987) na redução melódica de um frevo de rua pernambucano, nas ordenações de classes de alturas, na diversidade tímbrica proposta, e o estabelecimento de elementos musicais (gestos horizontais, forma, número de compassos, partes) na composição de um quinteto para metais. Os eventos rítmicos foram determinados através da elaboração de uma listagem das ocorrências em frevo autoral, mas também em outras cinco de um autor pernambucano, Inaldo Moreira. Com o auxílio de uma das Proporções Revisionárias de Joseph Straus (STRAUS, 1991), a marginalização, esses eventos rítmicos são dispostos de acordo com a frequência de aparecimento nos frevos analisados. Por fim, utilizamos a batida rítmica da célula do frevo para que desempenhe o elo entre a linguagem contemporânea e o frevo de rua. Concluímos que tais metodologias forneceram subsídios necessários para um procedimento compositivo.
Referência(s)