
Quando o Facebook pauta o jornalismo: os critérios de noticiabilidade para uma postagem circular como notícia em sites do Amapá
2019; UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ; Volume: 18; Issue: 01 Linguagem: Português
10.14210/vd.v18n01.p75-90
ISSN2237-4531
AutoresAbinoan Santiago dos Santos, Larissa Cantuária Lucena, Ivan Bomfim,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO avanço da tecnologia na vida das pessoas fez o cidadão praticar atos de jornalismo em seu cotidiano, como o registro de acidentes para publicar em suas redes sociais, por exemplo. Ao usar publicações de internautas como pauta de seus noticiários, os jornalistas dão um novo significado à referida mensagem, cristalizando assim um processo de circulação. Diante disso, o presente artigo quer saber se isso acontece em sites do Amapá. E se ocorre, o que levou uma repercussão na rede social a virar notícia. Foram examinadas reportagens do primeiro semestre de 2017 publicadas no G1 Amapá e SelesNafes.com, a partir de análise de conteúdo, de acordo com os critérios de noticiabilidade definidos por Galtung e Ruge (1965). Constatou-se que para virar notícia, uma publicação no Facebook deve atender a cinco dos 12 critérios estabelecidos pelos referidos autores: amplitude, imprevisão, relevância, personificação e humanização.
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