
EDUCAÇÃO EM SOLOS NO MACIÇO DE BATURITÉ: EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21206/rbas.v9i2.8108
ISSN2317-5818
AutoresRosemery Alesandra Firmino dos Santos, Susana Churka Blum, Smaiello Flores da Conceição Borges dos Santos, Stallone da Costa Soares, Edvaldo Renner da Costa Cardoso, Elísia Gomes Ramos, Daniela Queiroz Zuliani,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO objetivo deste trabalho foi verificar o conhecimento sobre tema solo com alunos do ensino fundamental, realizar uma ação de extensão através projeto intitulado Educação em solos no Maciço de Baturité e avaliar o progresso dos estudantes a respeito do tema solo após a atividade. O trabalho foi realizado com alunos do 4ºano da escola da rede pública de ensino Edmilson Barros de Oliveira, localizada no Município de Redenção, Estado do Ceará. A atividade consistiu em uma parte teórica, onde foram trabalhados temas relacionados ao solo como a importância do solo, formação do solo, seus constituintes e suas características e as ações que levam a degradação do solo. Para melhor compreensão dos alunos, trabalhou-se também com experimentos de infiltração de água no solo, montagem de perfil do solo, sequência de formação do solo e erosão do solo. Os alunos foram avaliados antes e após a atividade por meio de utilização de questionários, com cinco questões. Os resultados demonstraram que antes da atividade os alunos tinham uma visão muito básica do solo, com problemas em identificar a sua importância, seus constituintes e sua formação. Após a atividade, verificou-se que os alunos aumentaram o nível de conhecimento em relação aos assuntos tratados. A utilização da experimentação foi fundamental para participação dos alunos e no entendimento do que foi falado. Com isso, pode-se concluir que a educação em solos com a sua proposta metodológica, principalmente prática contribui para melhoria do ensino de solos nas escolas.
Referência(s)