
SERIOUS GAMES COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DO SÉCULO 21: A PERCEPÇÃO DE GAME DESIGNERS DIANTE DA REALIDADE DOS USUÁRIOS
2019; Uniabeu; Volume: 12; Issue: 30 Linguagem: Português
ISSN
2179-5037
AutoresPablo Padilha, Brenno Buarque, Thiago Ayres Barreira de Campos Barros, Ezequiel Alves Lobo,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNos ultimos anos, desenvolvedores de jogos de diversas partes do mundo tem se dedicado a aplicar principios de jogos em processos variados, tais como treinamento e educacao, colaboracao, comercializacao, fidelizacao e inovacao isso porque os desafios do seculo 21 reforcam a necessidade do desenvolvimento de novas habilidades e competencias, sendo que os jogos sao uma forma de aprendizagem ativa e que o aprendizado baseado em jogos faz parte de um desses metodos existentes. O objetivo do presente estudo e identificar se a percepcao de game designers sobre o nivel de desenvolvimento de habilidades que um serious game especifico pode provocar reflete a percepcao de usuarios de jogos. O estudo baseia-se em uma abordagem quantitativa e pesquisa de campo, sendo empregado a tecnica survey para a coleta de dados, tendo sido aplicados 128 questionarios, sendo 4 para game designers e 124 para alunos de dois cursos de graduacao. O objetivo do estudo pode ser alcancado, tendo sido revelado nos grupos analisados que a percepcao dos game designers nao reflete a percepcao dos usuarios. A analise comparativa das medias entre usuarios e game designers revelou uma proximidade em algumas habilidades, mas o achado nao se mostra relevante pelo fato de serem um numero baixo e, principalmente pelos testes de igualdade de medias revelarem desigualdade para a grande maioria das habilidades analisadas.
Referência(s)