Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado de arte

2019; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 35; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1678-460x2019350205

ISSN

1678-460X

Autores

Clarice Lage Gualberto, Záira Bomfante dos Santos,

Tópico(s)

Literacy, Media, and Education

Resumo

RESUMO Neste trabalho, lançamos um olhar panorâmico sobre contribuições e os desdobramentos da Abordagem da Multimodalidade nas pesquisas no contexto brasileiro. No primeiro momento, centramos o diálogo nas postulações de Kress (2010); Kress e van Leeuwen (2001); Bezemer e Kress (2016), para compreender a paisagem semiótica. No segundo momento, descrevemos como essa perspectiva tem se colocado no cenário brasileiro, trazendo contribuições para o desenvolvimento de pesquisas. A parte quantitativa deste artigo utilizou as plataformas de busca, como Google Acadêmico e o banco de dados virtual CAPES - Coordenação para o Melhoramento do Pessoal de Educação Superior.

Referência(s)