
Jardim da Manga: Nascimento e morte de uma experiência de implantação da pedagogia Waldorf em uma escola pública / Jardim da Manga: The beginning and ending of an experimental implementation of Waldorf education in a public school
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 22; Issue: 37 Linguagem: Português
10.24934/eef.v22i37.2916
ISSN2317-0093
AutoresSabrina Fadel, Rita de Cássia Souza,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente estudo teve como principal problemática a implantação da Pedagogia Waldorf em uma escola da rede pública municipal de Ubá-MG e as controvérsias do processo, que envolvem questões como a autonomia da escola pública e dos profissionais da educação. Durante a investigação, foi possível acompanhar os primeiros passos desta experiência de educação Waldorf pública, assim como, presenciar a sua morte quando o projeto deixa de receber investimentos do município. Para a construção das informações, além de uma pesquisa bibliográfica, foi feita uma pesquisa descritiva utilizando diferentes procedimentos metodológicos, dentre eles a observação participante a realização de entrevistas com um grupo de pessoas que participaram deste processo. Conclui-se que, embora este projeto tenha sido denominado como “revolucionário” em sua essência, quando ele foi assumido pelo poder público passou a ser considerado impositivo e autoritário pelos/as envolvidos/as no processo: os/as professores/as e a comunidade local.
Referência(s)