
Construção de serious games para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 32; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/1982-0194201900052
ISSN1982-0194
AutoresAndréia Régia de Matos Rodrigues Serafim, Amanda Newle Sousa Silva, Caroline Magalhães de Alcântara, Maria Veraci Oliveira Queiroz,
Tópico(s)Diabetes and associated disorders
ResumoResumo Objetivo Construir serious games educativo para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Métodos Pesquisa metodológica, fundamentado no design centrado no usuário e efetivado em três etapas: revisão de literatura e envolvimento dos sujeitos; concepção e produção do protótipo; avaliação da usabilidade. Resultados a produção do serious games foi pautada em literatura científica e sugestões de adolescentes. O conteúdo educativo foi apresentado pelo personagem Didi sobre hábitos de vida diária: acordar, realizar higiene pessoal, monitorização da glicemia capilar e aplicação de insulina. Neste percurso, o jogador observa ações terapêuticas incluindo escolhas de alimentos saudáveis. Na avaliação de usabilidade, os adolescentes consideraram satisfatórios os requisitos de jogabilidade, conteúdo e design. Conclusão o teste de usabilidade teve validação positiva e as sugestões contribuíram para melhoria da qualidade das funções e interação, favorecendo o alcance das metas do jogo. Assim, a tecnologia apresenta propriedades para melhorar os cuidados dos adolescentes com diabetes mellitus tipo 1.
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