Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Reflexões sobre uma prática pedagógica construída e vivida no contexto da formação de professor intercultural

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 4; Linguagem: Português

10.5216/racs.v4i0.59231

ISSN

2526-1533

Autores

Harawana Karajá,

Tópico(s)

Indigenous Studies in Latin America

Resumo

Quando eu comecei a pesquisa de estágio pedagógico do curso de Educação Intercultural de Formação Superior Indígena da UFG, tive muitas dificuldades. Após dois anos, peguei muita experiência com os anciãos e as anciãs da comunidade da aldeia. Aprendi através da minha pesquisa e também com os anciãos e as anciãs, assim, aprendi conhecimentos do Iny, autodenominação do povo Karajá. Articulei todos os conhecimentos que eu trouxe para minha mente. Espero contribuir com a valorização dos nossos conhecimentos. Recordei e aprendi muito conhecimento do conjunto Iny, denominado, por nós, Karajá de bdedỹỹnana. Minha experiência, no estágio, é da busca de conhecimento. O estágio realizou-se na aldeia Btoiry, na Ilha do Bananal, Tocantins.

Referência(s)