Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Educação Ambiental do Jardim Botânico de Porto Alegre em um contexto de incertezas

2020; Linguagem: Português

10.18675/2177-580x.2020-14413

ISSN

2177-580X

Autores

Júlia Soares, Russel Teresinha Dutra da Rosa,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este estudo objetiva registrar ações do Jardim Botânico de Porto Alegre (JBPA) como espaço de Educação Ambiental (EA), considerando a ameaça de extinção da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, instituição que o mantém. É um estudo de caso qualitativo com análise documental, observação do Curso de Formação de Educadores oferecido pelo Núcleo de EA, análise de questionário respondido pelos participantes e entrevista com o ministrante. Os resultados indicam que o JBPA contribui para a redução da cegueira botânica e o aprendizado contextualizado cultural e historicamente da conservação da biodiversidade. O Curso tratou sobre catalogação e manutenção do acervo de jardins botânicos e seus objetivos; as diversas coleções botânicas vivas do JBPA; relações ecológicas e histórias didaticamente relevantes de plantas. A EA do JBPA, sustentáculo de sua atuação, contribui para reverter danos ambientais decorrentes da ação humana em um sistema socioeconômico de produção e consumo predatórios.

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