Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A CARIDADE NA AUSÊNCIA DA CIDADANIA: ESCOLARIZAÇÃO CATÓLICA GRATUITA DE CRIANÇAS POBRES NO RIO DE JANEIRO NA TRANSIÇÃO IMPÉRIO-REPÚBLICA

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 44; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/ia.v44i2.56705

ISSN

1981-8416

Autores

Marco Aurélio Corrêa Martins,

Tópico(s)

Diverse Education Studies and Reforms

Resumo

A fim de compreender o papel da educação católica na sociedade brasileira é importante voltar para a instrução de crianças pobres na Igreja. O conceito de caridade deve ser expandido do principio tomista da justiça distributiva para o conceito de educação e de instrução. A escolarização de pobres fundamenta-se em documentos da Igreja e em práticas ligadas, ou não, à hierarquia católica. Houve escolas paroquiais, de Irmandades leigas, de asilos de órfãos, de ordens religiosas masculinas ou femininas, além da participação de pobres nas escolas particulares. Esse artigo baseou-se em jornais das décadas de 1870 a 1920 e na literatura disponível. Na perspectiva da temporalidade histórica de Paul Ricoeur, busca relacionar a “tradição” católica e a introdução da educação escolar voltada para os desprovidos de meios próprios nas ausências do Estado no Rio de Janeiro.

Referência(s)