Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A transição da crítica imanente para a transcendente nos estudos de Douglas Kellner sobre cinema e televisão

2019; Intercom; Volume: 42; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1809-5844201923

ISSN

1980-3508

Autores

Otávio Daros,

Tópico(s)

Cinema and Media Studies

Resumo

Resumo Orientado pelo método crítico, Douglas Kellner desqualifica a linha do marxismo ortodoxo, muito focada na economia, e segue a vertente político-culturalista, baseada teoricamente na crítica imanente. Ele busca uma abordagem que preserve a crítica ideológica, no sentido de crítica à dominação de classe, ao mesmo tempo que essa deve incorporar outras críticas que melhor reflitam a cultura contemporânea – questões de gênero e raça, por exemplo. Sob essa visão, Kellner avança na pesquisa e análise de produções culturais relacionadas ao cinema e à televisão, sempre as vinculando ao contexto histórico dos Estados Unidos. Sua análise, de início, mostra-se alinhada à crítica imanente, mas, ao fim, parece mais próxima da crítica transcendente, conforme ela toma forma de relato classificatório.

Referência(s)