Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Memória, monumentos e educação: a distribuição no espaço e no tempo dos colégios católicos na cidade do Rio de Janeiro / Memory, monuments and education: the distribution in space and time of catholic colleges in the city of Rio de Janeiro

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 22; Issue: 37 Linguagem: Português

10.24934/eef.v22i37.2755

ISSN

2317-0093

Autores

Paula Leonardi,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

As cidades são espaços de disputas nos quais a memória coletiva se constrói permitindo certa coesão e identificação de um grupo, nas quais marcos simbólicos promovem o reforço dae individuação e distinção de uma dada comunidade. Esta comunicação apresenta a distribuição de escolas e colégios católicos na cidade do Rio de Janeiro entre 1843 e 1950 observando-os como monumentos, marcas na paisagem, parte de um projeto político da Igreja para a socialização/educação dos sujeitos que habitam a cidade. A análise dos dados mostra que a escolha pelo local de fundação e de construção de colégios monumentais acompanha a mobilidade das elites cariocas, assim como as mudanças no traçado urbano empreendidas por reformadores.

Referência(s)