Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

POEMA PEDAGÓGICO: SOCIABILIDADES E RETÓRICA NA EDIFICAÇÃO DA PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO

2019; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 23; Linguagem: Português

10.1590/2236-3459/87461

ISSN

2236-3459

Autores

Cristiane Fernanda Xavier, Marcelo Hornos Steffens,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

RESUMO O objetivo deste trabalho é discutir o processo de edificação, validação e circulação da pedagogia de Anton Makarenko no contexto da Rússia pós-revolução. Por meio do exame da retórica e das sociabilidades intelectuais construídas e mobilizadas por Makarenko na produção e divulgação da sua obra Poema Pedagógico é possível verificar que o autor se esforçou para construir a ideia de uma conexão desinteressada com Máximo Gorki - figura central na promoção da sua obra - e de que a sua pedagogia fora desenvolvida à margem do oficial. Paradoxalmente, Poema Pedagógico se apresenta vinculada ao projeto revolucionário soviético na mesma medida em que buscou atender aos requisitos de uma literatura soviética nos moldes propostos pelo próprio Gorki.

Referência(s)