
Experiência de educação em saúde bucal em escola de educação infantil na República de Cabo Verde, África
2019; Indonesian Center for Animal Research and Development; Volume: 8; Issue: 5 Linguagem: Português
10.21270/archi.v8i5.4752
ISSN2317-3009
AutoresAndreia Tairine Gonçalves Cardoso, Elsa Patrícia Alves Spínola Correia, Dionísio Eduardo Gonçalves Fernandes, João Pedro Justino de Oliveira Limírio, Maria Cristina Rosifini Alves Rezende,
Tópico(s)Global Maternal and Child Health
ResumoDados do Observatório de Saúde Africana (African Health Observatory), ligado à Organização Mundial de Saúde (World Health Organization) apontam elevada prevalência da cárie dentária, principalmente entre a população escolar de Cabo Verde, elencando a necessidade da priorização da promoção da saúde bucal e da prevenção das doenças bucais pela integração da saúde oral em outros programas tais como a formação de professores, educadores de infância e outros programas de responsabilidade na promoção de saúde. A literatura aponta que a educação em saúde bucal mostra alta eficiência na diminuição do risco à cárie dentária, de alta evolução em crianças na faixa de 0 a 6 anos de idade, e que a escola de educação infantil se mostra como local privilegiado para o desenvolvimento de programas de educação e prevenção em saúde bucal, uma vez que reúne crianças com e sem acesso aos cuidados odontológicos privados. Com base nessa perspectiva o objetivo deste trabalho foi descrever a experiência de educação em saúde bucal em escola privada de educação infantil em Cabo Verde, África.Descritores: Educação Infantil; Educação em Saúde; Saúde Bucal.ReferênciasMinistério da Saúde. Plano Multisectorial de Prevenção e Controlo de Doenças Não Transmissíveis de Cabo-Verde. Cidade da Praia, Junho de 2014 , Cabo Verde. Disponível em: https://www.iccp-portal.org/system/files/plans/CPV_B3_PMPCDNT_VFINAL_02.07.2014.pdfAcesso em:Country Meters. Disponível em: https://countrymeters.info/pt/Cape_Verde. Acesso em 03 de janeiro de 2019.Who-Afro. African Health Observatory. Data & statistics health situation analysis african health monitor atlas publications. Disponível em: http://www.aho.afro.who.int/profiles_information/index.php/Cape_Verde:Oral_health_and_noma/pt. Acesso em 03 de janeiro de 2019.Garbin C, Garbin A, Dos Santos K, Lima D. Oral health education in schools: promoting health agents. Int J Dent Hyg. 2009;7(3):212-16.Rozier RG, Sutton BK, Bawden JW, Haupt K, Slade GD, King RS. Prevention of early childhood caries in North Carolina medical practices: implications for research and practice. J Dent Educ. 2003; 67(8):876-85.Loupe MJ, Frazier PJ. Knowledge and attitudes of schoolteachers toward oral health programs and preventive dentistry. J Am Dent Assoc. 1983;107(2):229-34.Paiva SM, Gonçalves DHA, Péret LRCA. Promoção de saúde bucal: programa implantado em escolares da região leste de Belo Horizonte. Rev Saúde em Debate. 1992;37:36-9.Santos PA, Rodrigues JÁ, Garcia PPNS. Avaliação do conhecimento dos professores do ensino fundamental de escolas particulares sobre saúde bucal. Rev Odontol UNESP. 2002; 31(2):205-14.Wyne AH, Al-Ghorabi BM, Al-Asiri YA, Khan NB. Caries prevalence in Saudi primary schoolchildren of Riyadh and their teachers’ oral health knowledge, attitude and practices. Saudi Med J. 2002;23(1):77-81.Ferreira JMS, Massoni ACLT, Forte FDS, Sampaio FC. The knowledge of oral health of undergraduate students of Pedagogy. Interface (Botucatu). 2005;9(17):381-88.Garbin CAS, Garbin AJI, Santos KT, Hidalgo LRC, Moimaz SAS. Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia. Trab Educ Saúde. 2012;10(3):453-62.Miller FY, Lautar CJ, Meyer JM, Summers DG. Achieving autonomy in dental hygiene practice through a school-based oral health program. J Den Hyg. 2006;80(1):28-8.
Referência(s)