
OS SAMBAS-ENREDO DA MANGUEIRA E DA VILA ISABEL 2019 COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
2019; Issue: 23 Linguagem: Português
10.33025/rps.v0i23.2124
ISSN1983-0076
AutoresAna Beatriz Maia Neves, Luiz Guilherme Oliveira Santos,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO trabalho apresenta uma proposta de uso dos sambas enredo Historia para Ninar Gente Grande e Em Nome do Pai, do Filho e dos Santos, a Vila Canta a Cidade de Pedro , apresentados respectivamente nos desfiles da Estacao Primeira de Mangueira e da Unidos de Vila Isabel no carnaval 2019 do Rio de Janeiro, como recurso pedagogico nas aulas introdutorias de Sociologia com o objetivo de refletir sobre a producao do conhecimento, identificando que ha diferentes perspectivas e discursos sobre uma mesma realidade social. Fundamentamos a atividade em leituras realizadas durante nossa formacao dentro do campo Ensino de Sociologia e respectivas experiencias no magisterio. Com a realizacao de tal atividade, pretendiamos, dentre outras coisas, contribuir para a problematizacao de projetos ligados ao “Programa Escola Sem Partido”, que visam coibir uma suposta doutrinacao politica em sala de aula, pois, ao analisar comparativamente os dois sambas mencionados, procuramos mostrar que nada que e proprio do ser humano e isento de valor: nem a arte, o carnaval, a ciencia, a escola ou a historia que “historia oficial” conta. Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Escola Sem Partido, recursos pedagogicos.
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