Artigo Acesso aberto Produção Nacional

LITERATURA MIDIÁTICA: LIVRO TRAILER DE TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA

2019; Volume: 15; Issue: 35 Linguagem: Português

10.48075/rt.v15i35.20930

ISSN

1981-4674

Autores

Caroline de Morais,

Tópico(s)

Multimedia Communication and Technology

Resumo

O presente estudo faz uma breve análise do livro trailer sobre Triste fim de Policarpo Quaresma. O material consiste em uma animação acerca da narrativa, retomando os principais elementos da obra literária. Com o intuito de divulgar a Série Livro Trailer tem-se o objetivo de analisar a adaptação em seu formato de literatura midiática, promovendo os aspectos que são referenciados no recurso digital. Nessa perspectiva, valoriza-se a iniciativa governamental em proporcionar aos alunos o acesso ao ambiente digital associado ao contexto literário. A análise do livro trailer é articulada à obra literária física, refletindo criticamente acerca da adaptação como fator positivo na promoção da literatura.Referências:BAGGIO, Rodrigo. Real e virtual – O encontro. In: ESTEFENON, Susana Graciela Bruno.; EISENSTEIN, Evelyn. (Orgs.). Geração digital: riscos e benefícios das novas tecnologias para as crianças e os adolescentes. Rio de Janeiro: Vieira Lent, 2008. p. 139-142.BARBOSA JÚNIOR, Alberto Lucena. Arte da animação: Técnica e estética através da história. São Paulo: Editora Senac, 2001.BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Objetivo, s/d.BASNIAK, Maria Ivete. Políticas de tecnologias na educação: o Programa Paraná Digital. Educar em Revista. Curitiba, Brasil, v. 32. n. 60, p. 305-319, abr./jun. 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42627/28523. Acesso em: 27 abr. 2019.DIAS, Luis Otávio. TV multimídia: uma tela de oportunidades para a educomunicação nas escolas públicas do Paraná. 258f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná – Curitiba, 2012. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/dissertacoes%20m2012/m2012_Luis%20Otavio%20Dias.pdf. Acesso em 16 jul. 2018.ESTEFENON, Susana Graciela Bruno.; EISENSTEIN, Evelyn. O computador: ponto social ou abuso virtual? In: ESTEFENON, Susana Graciela Bruno.; EISENSTEIN, Evelyn. (Orgs.). Geração digital: riscos e benefícios das novas tecnologias para as crianças e os adolescentes. Rio de Janeiro: Vieira Lent, 2008. p. 46-50.GALLOTTI, Giocondo Marino Antonio (Org.). Sistemas Multimídia. São Paulo: Person Education do Brasil, 2017.HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. 2. ed. Tradução de André Cechinel. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.JACKIW, Elizandra. A TV multimídia nas escolas estaduais do Paraná: os desafios pedagógicos na prática docente. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná – Curitiba, 2011. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/dissertacoes%20m2011/m2011_Elizandra%20Jakiw.pdf. Acesso em: 19 jul. 2018.KIRCHOF, Edgar Roberto. Ensino de Literatura na Era da Cultura Digital: obras digitalizadas e digitais. In: SANTOS, Alckmar Luiz dos.; SANTA, Everton Vinicius de. (Orgs.). Literatura, arte e tecnologia. Tubarão: Ed. Copiart, 2013. p. 11-26.MORAN, José Manuel. Desafios da televisão e do vídeo à escola. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de.; MORAN, José Manuel. (Orgs.). Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. p. 96-100.NEVES, Carmen Moreira de Castro. Próxima atração: a TV que vem aí. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de.; MORAN, José Manuel. (Orgs.). Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. p. 88-91.PARANÁ. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Recursos Educacionais. Conectados 2.0. s/d. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/conectados_20/recursoseducacionais_conectados20.pdf. Acesso em: 30 jul. 2018.PARANÁ. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. TV Pendrive: Manual. Multimeios, 2007. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf. Acesso em: 30 jul. 2018.PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO. Livro Trailer Triste fim de Policarpo Quaresma. Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=18594. Acesso em: 10 jun. 2018.SANTOS, Márcio Carneiro dos. O trailer, o filme e a serialidade no modelo dos blockbusters do cinema hollywoodiano contemporâneo. Revista Geminis. v. 1. n. 1. p. 299-316. 2010. Disponível em: http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/24/22. Acesso em: 17 ago. 2018.SILVA, Alexandre Vilas Boas da. Literatura e Jogos Digitais: perspectivas e reflexões para uso de novas tecnologias na educação básica. 219f. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Estadual de Londrina – Londrina, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=trueid_trabalho=4454503. Acesso em 28 abr. 2019.TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA [Vídeo]. Direção geral: Cleide Ramos. Supervisão geral: Ricardo Petracca. Direção: Humberto Avelar. Paraná. Produção: Multimeios e MultiRio, 2010. Duração: 00:01:49. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=18594. Acesso em: 10 jun. 2018.TYNER, K. Literacy in a digital world. Mahwa: Lawrence Erlbaum, 1998.XAVIER, Ismael. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In: PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Senac, 2003. p. 61-89. Recebido em 29-10-2018.Aceito em 25-04-2019.

Referência(s)
Altmetric
PlumX