Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ações de extensão universitária para translação do conhecimento sobre desenvolvimento infantil em creches: relato de experiência

2019; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 53; Linguagem: Português

10.1590/s1980-220x2018020603484

ISSN

1980-220X

Autores

Priscila Costa, Cláudia Nery Teixeira Palombo, Letícia Soares Silva, Mariah Tomé Silva, Letícia Verônica de Jesus Mateus, Soraia Matilde Marques Buchhorn,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

RESUMO Objetivo Relatar a experiência de estudantes e docentes de um projeto de extensão universitária no planejamento e realização de oficinas educativas sobre desenvolvimento infantil com educadoras de creche. Método Relato de experiência alicerçado nos referenciais das Necessidades Essenciais das Crianças e na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Resultados Participaram das oficinas oito graduandas, duas docentes de Enfermagem de uma universidade pública e 24 educadoras de uma creche localizada no município de São Paulo, em região de alta vulnerabilidade social. As oficinas educativas abordaram os temas: fundamentos do desenvolvimento infantil, marcos do desenvolvimento nas áreas pessoal e social, linguagem, motor fino e grosseiro e promoveram o desenvolvimento infantil na creche. Como estratégias pedagógicas, foram utilizadas dinâmicas interativas, jogos didáticos e recursos midiáticos. As oficinas educativas favoreceram a translação do conhecimento sobre o desenvolvimento infantil e as necessidades essenciais das crianças. Conclusão As ações de extensão proporcionaram articulação entre a universidade e a comunidade por meio do compartilhamento de saberes entre profissionais da saúde e da educação visando à promoção do desenvolvimento infantil.

Referência(s)