
Adolescência e o Ocupa Escola: retorno de uma questão?
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 44; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/2175-623687596
ISSN2175-6236
AutoresLuciana Gageiro Coutinho, Maria Cristina Poli,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoResumo: O artigo aborda a operação da adolescência em contextos que possibilitam a subversão discursiva e o questionamento do lugar de mestria no laço social. Para tanto, focaliza-se o movimento Ocupa Escola e são tecidas aproximações com o movimento de maio de 1968. Na interface entre a psicanálise, a educação, e a política, analisa-se os laços sociais presentes nas ocupações de escolas, seja através da concepção de fratria, extraída do paradigma freudiano, seja pela proposição dos discursos em Lacan. As ocupações permitem pensar sobre a possibilidade de instauração de novos modos de fazer laço dentro da escola, protagonizados pelos adolescentes, que dão lugar ao desejo e ao singular na transmissão do saber.
Referência(s)