Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Kandinsky, Malevich e Mondrian: concepção rítmica no surgimento da arte abstrata

2019; Volume: 24; Issue: 40 Linguagem: Português

10.22456/2179-8001.93461

ISSN

2179-8001

Autores

Debora Brombal Visnadi,

Tópico(s)

Art History and Market Analysis

Resumo

Este artigo evidencia uma expressiva presença do ritmo na arte abstrata, partindo da análise de obras de três artistas pioneiros neste campo: Wassily Kandinsky, Kazimir Malevich e Piet Mondrian. Estes artistas desenvolveram uma arte não-figurativa quase simultaneamente, cada um a seu modo, em diferentes partes da Europa. Neste momento, os elementos formais da tela passavam a ser o próprio objeto da pintura. No entanto, ainda que seus pensamentos apresentassem pontos de convergência em alguns momentos, seus conjuntos artísticos não poderiam ser mais díspares. Muito já se apontou sobre o que os une enquanto teóricos da abstração – o presente estudo mostra, no entanto, o que os une enquanto artistas: o ritmo visual, que aparece como um elemento quase intrínseco à pintura abstrata

Referência(s)