Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A UTILIZAÇÃO DO SIMCITY 5 COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 9; Issue: 17 Linguagem: Português

10.46789/edugeo.v9i17.532

ISSN

2236-3904

Autores

Janaira Marques Leal, Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Raimundo Lenilde de Araújo,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

O trabalho em questão visa contribuir para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem de geografia para além das aulas convencionais, favorecendo um ambiente de aprendizagem cooperativo, reflexivo e crítico, valendo-se dos avanços alcançados pelas novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC), expressas através dos jogos eletrônicos, no qual o foco da presente pesquisa se volta para o jogo computacional Simcity 5, onde este configura-se como um software que possibilita explorar vários temas e conceitos básicos de geografia com ludicidade através da construção e gerenciamento de cidades. A metodologia baseou-se em pesquisas bibliográficas, bem como pesquisa de campo na escola Centro de Ensino de Tempo Integral Governador Freitas Neto, situada na cidade de Teresina, Piauí. Constatou-se um maior interesse por parte dos alunos acerca do tema trabalhado em sala de aula a partir do emprego do jogo computacional Simcity 5.PALAVRAS-CHAVENovas Metodologias, Ensino de geografia, Jogos Eletrônicos, Problemas Ambientais Urbanos.THE USE OF SIMCITY 5 AS A TOOL FOR ANALYZING URBAN ENVIRONMENTAL PROBLEMS IN THE TEACHING OF GEOGRAPHYABSTRACTThe work in question aims to contribute to the improvement of the teaching and learning process of geography beyond conventional classes, favoring a cooperative, reflective and critical learning environment, taking into consideration the advances achieved by new information and communication technologies (ICTs), expressed through electronic games, in which the focus of this research is on the computer game SimCity 5, where it configures itself as a software that allows exploring various themes and Basic concepts of geography with ludicity through the construction and management of cities. The methodology was based on bibliographical research, as well as field research in the School Centro de Ensino de Tempo Integral Governador Freitas Neto, located in the city of Teresina, Piauí. It was found a greater interest on the part of the students about the theme worked in the classroom from the use of the computer game Simcity 5.KEYWORDSNew methodologies, Geography teaching, Video games, Urban environmental problems.ISSN: 2236-3904REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEGwww.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Referência(s)