Artigo Produção Nacional

Fabricação e montagem de um protótipo veícular fora de estrada

2012; Volume: 7; Linguagem: Português

10.47385/2142rt

ISSN

1982-1816

Autores

Adelsom Soares Filho, Bernardo Tomas José Dias de Sousa, C. Fernandes, Diego Soares Souza, D. V. Junqueira, Diego R. Peixoto, Daniel Dutra Saraiva, Danilo Santos Machado, Dulce Oliveira, Edwirgem Quezia Vargas Da Silva, F. Sartor, Gentil de Faria, Givanildo Luís Fernandes, Guilherme Cardoso Medeiros, Guilherme Silva Drumond, J. M. Santos, José Farias Filho, Marcelo Lacerda, Maria Lucia Costa Teles, Marina Linares, Manuel Pimenta, Rodrigo Peres, R. S. Freitas, Rosilene Horta, Simone Munari Franco, V. O. Silva, Valeska Marques Machado, V. J. C. Menezes, A. J. O. Cabral, Ana Margarida Pinto Assis,

Tópico(s)

Mechanical Engineering and Vibrations Research

Resumo

Um prototipo veicular de pequeno porte monoposto, com um motor de 4 tempos, para trafegar em vias acidentadas, transportando uma pessoa de 1,90m de altura maxima e 113,4kg de massa, de forma segura e confortavel foi projetado e construido pela Equipe VR BAJA da UFF/EEIMVR para as Competicoes Baja SAE Brasil (Nacional e Etapa Sudeste) seguindo o regulamento proposto pela SAE Brasil. O objetivo principal das competicoes da SAE Brasil e SAE Internacional desenvolver a capacidade dos futuros engenheiros projetar, montar e competir com um prototipo que atenda aos requisitos: ser capaz de superar obstaculos em diversos tipos de terreno; ser eficiente, resistente; suportar os varios esforcos de modo seguro, ser um produto comercial atrativo ao publico entusiasta. No projeto, objetivou-se, ainda, a interacao dos engenheirandos com o cotidiano de um profissional desta area. A estrutura do prototipo e feita de liga de aco SAE 1020, as dimensoes dos elementos principais sao diâmetro externo de 31,75 mm e espessura igual a 1,6 mm. Foi usado o sistema de freio hidraulico a disco, com um cilindro mestre de duplo acionamento, um conjunto de freio em cada roda dianteira, e um unico conjunto de freio solidario a arvore de potencia na traseira. A suspensao dianteira e tipo Duplo A de bracos desiguais e a suspensao traseira tipo Semi Trailing Arm. O sistema de direcao e tipo pinhao cremalheira com relacao de 3,59: 1, giro de 170o no volante e um curso de cremalheira de 170 mm. O projeto da transmissao consiste em um motor Briggs & Stratton de 10HP, um trem de engrenagem, com tres eixos e dois pares de engrenagens, uma CVT Comet 770 e eixos cardan. Resultados expressivos: Projeto - 34a colocacao no Nacional e 14a colocacao no regional. Geral 50a e 16a, respectivamente.

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