
TEATRO: UM JOGO DE SABERES E FAZERES
2011; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
0718-0934
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO objetivo principal da pesquisa e investigar os modos de pensar e fazer teatro na escola a partir do ponto de vista dos professores e dos significados sociais que eles conferem as praticas teatrais inseridas no cotidiano escolar. Inspirado na perspectiva de autores como Viola Spolin, Henry Giroux, Flavio Desgranges e Fayga Ostrower, para citar alguns, o estudo enfoca experiencias realizadas em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de Lajeado (RS) que desenvolvem projetos na area de teatro com alunos das series iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de conversas com professores, de observacoes diretas das suas praticas pedagogicas, registradas em diario de campo, e de entrevistas semiestruturadas. A interpretacao do material coletado fez emergir cinco categorias de analise, o que permitiu compreender a pratica teatral como forma de socializacao, como recurso didatico para a aprendizagem, como fonte de convivio, como conhecimento de si e como processo reflexivo. As analises levam a concluir que o teatro praticado na escola oferece amplas possibilidades de transformacao, pois seus elementos pedagogicos, ricos em significados, ajudam a tecer uma educacao mais significativa, baseada na expressao dos sentimentos do aluno, o que lhe possibilita uma formacao mais humana, comprometida com o outro e consigo mesmo.
Referência(s)