Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O cinema de resistência de Jean-Pierre Melville

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 21; Issue: 38 Linguagem: Português

10.14393/artc-v21-n38-2019-50167

ISSN

2178-3845

Autores

Waldemar Dalenogare Neto,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Este artigo discute como o diretor francês Jean-Pierre Melville trabalhou com o conceito de resistência em sua carreira no cinema a partir de três diferentes perspectivas, rompendo com o modelo de celebração heroica adotado pela indústria. Através da análise dos filmes Le silence de la mer (1949), Léon Morin, prêtre (1961) e L’armée des ombres (1969), o objetivo é tratar sobre os conceitos de resistência passiva, nãoresistência e a resistência ativa durante a Segunda guerra Mundial na frança a partir da revisão narrativa e estética destes longas-metragens. Palavras-chave: cinema francês; resistência; Segunda guerra Mundial.

Referência(s)