Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino, aprendizagem e o ambiente escolar na abordagem de conceitos de química

2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 11 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v8i11.1426

ISSN

2525-3409

Autores

Alexandra Geronimo Lopes de Souza, Sheila Pressentin Cardoso,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O trabalho apresenta uma análise de interlocuções existentes entre as temáticas ensino, aprendizagem e o ambiente escolar, visando identificar como podem contribuir para a abordagem de conteúdos de química. A pesquisa, de natureza bibliográfica exploratória, contou com a análise de livros, artigos, teses e trabalhos de eventos, de modo a obter pontos relevantes acerca das temáticas abordadas. Conteúdos de química são considerados pelos alunos como de difícil compreensão por apresentarem conceitos abstratos e possuírem uma linguagem própria envolvendo símbolos e fórmulas, sendo necessário identificar meios para mudar estar realidade e tornar mais efetivo o ensino de conceitos químicos. Como resultado destacamos a relevância de associar os conceitos ao cotidiano dos alunos, envolvendo os conhecimentos prévios que eles trazem e o uso de metodologias de ensino apropriadas, de modo a motivar e dar significado aos conteúdos apresentados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX