Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A resolução de problemas no ensino de ciências baseada em uma abordagem investigativa

2019; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.3895/actio.v4n2.9535

ISSN

2525-8923

Autores

Elizete Terezinha da Silva, Roberto Araújo Sá, Verônica Tavares Santos Batinga,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla de mestrado acadêmico, que tem por objetivo avaliar as potencialidades de uma sequência didática sobre o tema Água elaborada com base na abordagem de Resolução de Problemas no contexto do Ensino por Investigação. A pesquisa foi realizada em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Caetano, Pernambuco, na disciplina de Ciências. A coleta de dados constou da observação participante e as produções dos alunos na resolução dos problemas e atividades realizadas durante o desenvolvimento da sequência. Os dados foram analisados com base na trajetória dos alunos no processo de aprendizagem e de elementos presentes no ensino por investigação. Os resultados apontam que as atividades estruturadas para a sequência propiciou aos alunos o processo de busca do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades, como: elaboração de hipóteses, planejamento de experimento, discussão e comunicação de ideias, trabalho em grupo, autonomia e resolução de problemas. Destaca-se também a identificação das dimensões epistêmica e pedagógica do conhecimento durante as ações desenvolvidas pelos alunos nas atividades da sequência. A abordagem dos conteúdos de Ciências no contexto da temática Água proporcionou a construção de conceitos químicos pelos alunos, de forma significativa, durante as atividades vivenciadas na sequência.

Referência(s)