Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A tapeçaria contemporânea e o simulacro: Conhecimento técnico e processo criativo na tapeçaria

2008; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 3; Issue: 5 Linguagem: Português

10.5965/1808312903052008093

ISSN

1808-3129

Autores

Sandra Makowiecky, Elke Otte Hülse,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

A tapeçaria no Ocidente, especificamente na Europa, foi por centenas de anos um instrumento para divulgar a pintura. Para tal, os tapeceiros foram desenvolvendo mecanismos técnicos que favoreceram essa cópia, mas no início do século XX, talvez como em outras manifestações artísticas, alguns tapeceiros propuseram uma tapeçaria com “identidade própria”. Tanto Rosalind Krauss como Gilles Deleuze escrevem sobre o original, a primeira cópia, até chegar ao simulacro. Como esse conteúdo teórico pode ajudar a esclarecer o caminho da tapeçaria contemporânea?

Referência(s)