
O DOCUMENTÁRIO “MAIORIA ABSOLUTA” E A REPRESENTAÇÃO DO NACIONAL-POPULAR
2019; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18223/hiscult.v8i1.2669
ISSN2238-6270
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO presente artigo tem o objetivo de analisar o documentario de curta-metragem “Maioria Absoluta” de Leon Hirszman a partir de uma perspectiva historiografica, buscando relacionar esta producao ao discurso balizado por uma posicao ideologica bem definida: a cultura politica comunista e as representacoes do nacional-popular. Produzido as vesperas do golpe civil-militar, “Maioria Absoluta” traz reflexoes acerca de questoes de grande projecao no periodo, ligadas as Reformas de Base, direcionando a narrativa para a representacao da realidade social dos analfabetos rurais do nordeste brasileiro. “Maioria Absoluta” e um filme que reflete os ideais presentes da geracao de produtores culturais comunistas do inicio da decada de 1960 e contem imagens e representacoes que caracterizam o discurso nacional-popular.
Referência(s)