Artigo Produção Nacional

O DOCUMENTÁRIO “MAIORIA ABSOLUTA” E A REPRESENTAÇÃO DO NACIONAL-POPULAR

2019; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18223/hiscult.v8i1.2669

ISSN

2238-6270

Autores

Emilla Grizende Garcia,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar o documentario de curta-metragem “Maioria Absoluta” de Leon Hirszman a partir de uma perspectiva historiografica, buscando relacionar esta producao ao discurso balizado por uma posicao ideologica bem definida: a cultura politica comunista e as representacoes do nacional-popular. Produzido as vesperas do golpe civil-militar, “Maioria Absoluta” traz reflexoes acerca de questoes de grande projecao no periodo, ligadas as Reformas de Base, direcionando a narrativa para a representacao da realidade social dos analfabetos rurais do nordeste brasileiro. “Maioria Absoluta” e um filme que reflete os ideais presentes da geracao de produtores culturais comunistas do inicio da decada de 1960 e contem imagens e representacoes que caracterizam o discurso nacional-popular.

Referência(s)
Altmetric
PlumX