
Physiological selectivity of insecticides from different chemical groups and cuticle thickness of Protonectarina sylveirae (Saussure) and Brachygastra lecheguana (Latreille)
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; Volume: 66; Issue: 2 Linguagem: Português
10.13102/sociobiology.v66i2.3478
ISSN2447-8067
AutoresWalyson Silva Soares, Salmo de Melo Davi, Ítalo Wíllian da Silva, Angélica Plata Rueda, Edmilson Amaral de Souza, Flávio Lemes Fernandes,
Tópico(s)Insect Pest Control Strategies
ResumoO uso de inseticidas mais tóxicos para uma praga do que a saúde natural pode favorecer o salvamento desses organismos benéficos. Este estudo teve como objetivos fisiológicos distanciadores de inseticidas de separações científicas para Vespidae Protonectarina sylveirae (Saussure, 1854) e Brachygastra lecheguana. (Latterille, 1824) e espessura de cutícula para avaliação da tolerância entre os 2 anos estes mesmos inseticidas. Como imersas foram folhas de milho (10 x 10 cm) em solução inseticida em dose (100%), subdose (50%) e água destilada (controle) por 5 segundos. Nós podemos ler as folhas e depois embalamos em placas de Petri.Como 20 vespas, por placa, receberam 10% de mel e as placas foram fechadas com tecido de organza fino e elastificadas. Após 24 horas, avaliamos uma porcentagem de vespas mortas. O inseticida alfa-cipermetrina foi altamente tóxico para P. sylveirae e B. lecheguana em dose (100%) e subdose (50%). Os inseticidas Novaluron, chlorantraniliprole, spinosad e indoxacarb foram pouco tóxicos para P. sylveirae e B. lecheguana. dose (100%) e subdose (50%). A alta toxicidade dos inseticidas metomil + novalurom, clorantraniliprole + lambda-cialotrina e deltametrina a P. sylveirae corresponde à menor espessura da cutícula.Portanto, os inseticidas novalurom, clorantraniliprole, spinosad e indoxacarb da selectividade fisiológica para P. sylveirae e B. lecheguana .
Referência(s)