
Por trás da tela: uso e consequências dos jogos online para multijogadores
2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 10 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v8i10.1421
ISSN2525-3409
AutoresPaula Argemi Cassel, Thomaz Girardi Terribile, Jéssica Costa Machado,
Tópico(s)Child Development and Digital Technology
ResumoRealizou-se uma revisão assistemática da literatura nacional e internacional, com o objetivo de refletir sobre o uso e as consequências do uso do MMORPG. Buscou-se material teórico nas seguintes bases eletrônicas de dados: Scielo, Google Acadêmico, Pepsic, Scopus, Sciense Direrct, livros, teses e dissertações da CAPES, com os seguintes descritores “videogame”, “MMORPG”, “online gaming”, “gaming disorder”, “internet”, “behavioral addiction”, sem delimitação de ano de publicação, nas línguas inglês, português e espanhol para isso foram analisados 75 artigos, em duas categorias: Efeitos psicológicos gerais e Gaming disorder. Resultados encontrados sugerem que o MMORPG é um gênero de jogo que produz consequências positivas e negativas, propiciando aquisição de novas amizades, incremento de desempenho acadêmico, bem como incremento de traços de hostilidade, agressividade, dificuldade de resolução de problemas, mediante histórico prévio de funcionamento de personalidade. Ainda, o tempo cronológico despendido no uso de MMORPG aparece como elemento crucial para dependência, apesar dos demais traços. Sugere-se realização de pesquisas futuras empíricas envolvendo amostras brasileiras, uma vez que os estudos em nosso país são incipientes.
Referência(s)