
Um encontro com Pinocchio - Arte e Vida na Escola
2014; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/2238-152x.42344
ISSN2238-152X
AutoresKátia Aguiar, Vanessa Monteiro da Silva,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoNeste ensaio, propomos uma conexão crítica entre o território escolar e o filme Pinocchio, de Roberto Begnini (2002), escolhido por trazer uma versão cômica do conto original As Aventuras de Pinocchio, de Carlo Collodi. Afirmando a entrada micropolítica através de relações entre nossa própria prática e os personagens do filme, trazemos a potência do cômico na interpelação de situações-problema, abalando as forças que comprimem a vida nos limites do que deve ser. Pensamos, então, os signos de resistência que emergem dos encontros entre alunos travessos e as pequenas mortificações sob forma de conservadorismos morais que atravessam o cotidiano escolar e nossas intervenções. Desse modo, emprestamos nossos corpos para dar passagem às tensões paradoxais, acolhendo deslocamentos que nos forçam a pensar e fortalecem a potência inventiva, provocando, enfim, novos sentidos para os encontros entre práticas educativas e meninos travessos.
Referência(s)