Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O jogo digital on-line e as funções cognitivas de atenção e memória em Matemática: um estudo em neurociências

2019; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5335/rbecm.v2i1.9348

ISSN

2595-7376

Autores

Sindia Liliane Demartini da Silva, Nilce Fátima Scheffer,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um produto educacional referente a uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim. Trata-se dos jogos digitais on-line: Space Race e Batalha Matemática, que oferecem estratégias para o desenvolvimento das funções cognitivas humanas. Definimos o perfil dos estudantes nativos digitais e mostramos o jogo como perspectiva inovadora aos processos de ensinar e aprender. Apresentamos uma breve revisão de estudos relativos às funções cognitivas de atenção e memória associadas ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na perspectiva da neurociência. Os resultados apontam que o estudante mantém a atenção sensorial/mental voltada à atividade quando está interagindo com o jogo, bem como faz o uso da memória de trabalho e de processos de evocação e consolidação de memória permanente. Consequentemente, estes e outros jogos digitais podem ser considerados importantes aliados à aprendizagem matemática.

Referência(s)