Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O jogo didático de trilha como estratégia de ensino de Geografia

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 10; Issue: 22 Linguagem: Português

10.26895/geosaberes.v10i22.803

ISSN

2178-0463

Autores

Marcelo Ricardo Bezerra de Miranda, João Luiz Vieira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A educação lida com desafios como a necessidade de desenvolver aulas mais dinâmicas e participativas, frente a um mundo com tantas informações tecnológicas disponíveis, as aulas expositivas não atraem os estudantes. Nesse cenário foi formulado o jogo didático no formato de trilha, um jogo muito utilizado pelos jovens, objetivando analisar o impacto desse recurso nas aulas de Geografia. O tema escolhido para produzir os jogos foi o tempo geológico e domínios morfoclimáticos brasileiros. Foi apresentado para estudantes que não tinham estudado o tema e outros que já o estudaram, considerando desta maneira ser possível comparar os resultados e avaliar a viabilidade. Após a participação no jogo esses mostraram receptividade e argumentaram ser essa estratégia um meio potencial para os docentes tornar suas aulas participativas e viabilizar caminhos para concretização da aprendizagem.

Referência(s)