Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL NO PERÍODO DE 2002 A 2016

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30781/repad.v3i2.8674

ISSN

2594-7559

Autores

José Alan Barbosa da Silva, Murilo Sérgio Vieira Silva,

Tópico(s)

Innovation and Socioeconomic Development

Resumo

Este artigo apresenta a evolução do empreendedorismo no Brasil, nos últimos 15 anos, utilizando como fonte de dados secundário, as pesquisas do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE), cuja buscas realizadas de 2002 a 2016. Os resultados apontam uma análise descritiva quanto á taxa de empreendedores novos e nascentes, taxa de empreendedorismo segundo estágio do empreendedor (inicial e estabelecido), bem como, a taxa de empreendedorismo iniciais segundo sua motivação (por oportunidade ou necessidade), empreendedores segundo gênero, faixa etária e grau de escolaridade. Este estudo mostrou que o Brasil de 2002 a 2016 apresenta um crescimento significativo em relação ao empreendedorismo, assim como avanço da contribuição do sexo feminino na economia, aumento do empreendedorismo por oportunidade, bem como estabilidade e maior período de sobrevivência dos negócios já existentes.

Referência(s)