
A PESQUISA DOCUMENTAL NAS INVESTIGAÇÕES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS: POTENCIALIDADES E LIMITES
2019; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14210/contrapontos.v19n1.p170-184
ISSN1984-7114
AutoresAltair Alberto Fávero, Junior Bufon Centenaro,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo tem por escopo investigar as potencialidades e os limites da pesquisa documental ao se tratar desse tipo de instrumento metodológico em políticas educacionais. A partir de revisão de literatura de caráter exploratório hermenêutico sobre o tema, organizamos o ensaio da seguinte forma: i) inicialmente abordaremos a polissemia do conceito ‘pesquisa documental’, que produz ainda fortes discussões e divergências sobre a terminologia mais adequada a ser utilizada; ii) em seguida conceituaremos o objeto da pesquisa documental, para iii) estabelecer apontamentos específicos sobre o trabalho com documentos de política educacional; iv) na sequência apontaremos aspectos epistemológicos e teóricos intrínsecos à pesquisa com documentos, e por fim, v) indicaremos algumas notas conclusivas destacando potencialidades e limites do trabalho com fontes documentais.
Referência(s)