
Escola mista? Coeducação? Um desafio histórico para a educação de meninos e meninas
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14393/che-v18n2-2019-15
ISSN1982-7806
AutoresPatrícia Rodrigues Augusto Carra,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO artigo traça um panorama da educação feminina no Brasil, apresenta fatores que levaram a paisagem escolar brasileira ser majoritariamente mista, discutindo o conceito de escola mista e escolarização diferenciada por sexo. Foi produzido com base em levantamento bibliográfico das áreas História da Educação, Sociologia e História prioritariamente. Constata que escola mista não significa a oferta de uma escolarização não diferenciada por sexo e reflete sobre a possibilidade de o ambiente escolar constituir-se como um espaço contributivo para a igualdade de gêneros. O texto infere a importância de um olhar atento para o sistema educacional e suas diferentes instâncias e para sujeitos que frequentam os ambientes educativos. Refletir sobre a importância de uma educação igualitária exige, entre outros fatores, pensar sobre a instrução disponibilizada (ou não) para homens e mulheres ao longo do tempo, nesse sentido, a História da Educação é espaço de grande importância.
Referência(s)