
Régua e compasso no ensino primário? Circulação e apropriação de práticas normativas para as matérias de desenho e geometria - Ruler and compass in elementary education? Circulation and appropriation of normative practices in the subject of drawing and
2014; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 44 Linguagem: Espanhol
ISSN
2236-3459
AutoresBrasil Maria Célia Leme da Silva,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoNo presente artigo discute-se o uso da regua e compasso nas materias de Geometria e de Desenho no ensino primario do periodo da Primeira Republica. Os programas de ensino dos Estados de Sao Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Goias e Rio Grande do Sul constituem fontes privilegiadas de analise. Infere-se que construcoes com regua e compasso podem representar praticas pedagogicas para o ensino de Geometria e de Desenho no ensino primario, para alem do Estado de Sao Paulo, considerado como modelo. Palavras-chave: ensino de geometria, ensino de desenho, grupos escolares, construcoes geometricas, regua e compasso. RULER AND COMPASS IN ELEMENTARY EDUCATION? CIRCULATION AND APPROPRIATION OF NORMATIVE PRACTICES IN THE SUBJECT OF DRAWING AND GEOMETRY Abstract This article discusses the use of a ruler and compass in the subject of Geometry and Drawing in primary school for the period of the First Republic. Educational programs of the states of Sao Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Goias and Rio Grande do Sul are privileged sources of analysis. It is inferred that constructions with ruler and compass can represent pedagogical practices for teaching Geometry and Drawing in elementary school, in addition to the state of Sao Paulo, considered as a model. Key-words: teaching of geometry, teaching of drawing, elementary school, geometric constructions, ruler and compass. REGLA Y COMPAS EN LA EDUCACION PRIMARIA? CIRCULACION Y APROPIACION DE PRACTICAS NORMATIVAS EN LA MATERIA DEL DIBUJO Y GEOMETRIA Resumen Este articulo aborda el uso de una regla y un compas en la materia del Dibujo y Geometria en la escuela primaria durante el periodo de la Primera Republica. Los programas educativos de los Estados de Sao Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Goias y Rio Grande do Sul son fuentes privilegiadas de analisis. Se infiere que las construcciones con regla y compas pueden representar practicas pedagogicas para la ensenanza de la Geometria y del Dibujo en la escuela primaria, ademas del Estado de Sao Paulo, considerada como modelo. Palabras-clave: ensenanza de la geometria, ensenanza del dibujo, escuela primaria, construcciones geometricas, regla y compas. REGLE ET COMPAS DANS L'ENSEIGNEMENT PRIMAIRE? CIRCULATION ET APPROPRIATION DES PRATIQUES NORMATIVES DANS LE MATIERE DE LE DESSIN ET DE LA GEOMETRIE Resume Cet article discute l'utilisation d'une regle et un compas dans le matiere de la Geometrie et le Dessin a l'ecole primaire pour la periode de la Premiere Republique. Les programmes educatifs des Etats de Sao Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Goias et Rio Grande do Sul sont des sources privilegiees d'analyse. On en deduit que les constructions avec regle et au compas peuvent representer des pratiques pedagogiques pour l'enseignement de la Geometrie et de Dessin a l'ecole primaire, en plus de l'etat de Sao Paulo, considere comme un modele. Mots-cle: l'enseignement de la geometrie, l'enseignement de le dessin, ecole primaire, des constructions geometriques, regle et au compas.
Referência(s)