Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Da tensão ao sublime

2019; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/extraprensa2019.157563

ISSN

2236-3467

Autores

Cláudio Rodrigues Coração, Francielle De Souza,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Este trabalho busca apreender o espírito da canção “Mulher do fim do mundo” e seu vínculo com a renovação estética das imagens de artistas negras na música popular brasileira. A hipótese é de que a canção interpretada por Elza Soares alimenta – e é alimentada por – um movimento que busca substituir estigmas sociais construídos desde a escravidão por imagens que, de fato, representem a diversidade de identidades que podem ser assumidas por essas mulheres. Essa potência transformadora, anunciada pela canção em análise, aponta três manifestações estéticas que extrapolam o universo da canção popular e ensejam mudanças na maneira como as minorias são encaradas no espaço público brasileiro, a saber, a reivindicação do gesto da altivez, a crítica à potência de morte e a reflexão subjetiva do horror.

Referência(s)