Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Efeito da aderência entre camadas na previsão de desempenho de pavimentos asfálticos

2019; Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14295/transportes.v27i2.1597

ISSN

2237-1346

Autores

Anthony Gomes dos Santos, Rosuel Krum Mathias de Assis, José Leomar Fernandes Júnior,

Tópico(s)

Geotechnical Engineering and Underground Structures

Resumo

Os métodos mecanísticos de projeto de pavimentos admitem perfeita aderência entre as camadas, o que pode não ocorrer no campo. Neste trabalho, com uso do programa de elementos finitos ABAQUS, são analisados os efeitos da condição de interface das camadas (aderência completa, parcial e nula) no comportamento mecânico de pavimentos. As análises foram realizadas para diferentes níveis de rigidez do material asfáltico e a estimativa do desempenho de pavimentos flexíveis, tanto a fadiga das camadas asfálticas quanto a deformação permanente, foi baseada em equações empírico-mecanísticos que consideram, respectivamente, as respostas estruturais: deformação horizontal de tração na fibra inferior das camadas asfálticas e deformação vertical de compressão no topo do subleito. Os resultados mostram que as respostas estruturais são mais sensíveis à condição de aderência na interface entre as camadas asfálticas, para a qual contribui a pintura de ligação, do que na segunda interface. A condição de interface entre as camadas afeta mais a vida do pavimento à fadiga que à deformação permanente e em ambos os casos a consideração de perfeita aderência entre as camadas resulta na previsão de melhor desempenho dos pavimentos. Portanto, o surgimento prematuro de defeitos pode estar relacionado, também, à fraca aderência entre camadas.

Referência(s)