Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DA IMAGEM À PALAVRA:

2017; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português

10.20873/uft.2359-3652.2017v4n4p93

ISSN

2359-3652

Autores

Valfrido da Silva Nunes,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Este artigo versa sobre o tema da retextualização, passando do texto imagético ao texto verbal, em situação de sala de aula. A pesquisa norteou-se a partir da preocupação em querer entender de que modo o uso da imagem na sala de aula pode contribuir para a prática da produção escrita. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo central discutir a relação imagem-texto, partindo do gênero cartum para a simulação de uma notícia jornalística. A metodologia é descritivo-interpretativa, tendo em vista tratar-se de uma comparação entre a imagem e o texto produzido pelo estudante. O trabalho fundamenta-se nos estudos sobre gênero, multimodalidade e retextualização (MARCUSCHI, 2010a; 2010b; DIONISIO, 2011, dentre outros). Os resultados confirmam que atividades dessa natureza contribuem para o exercício da escrita, ampliando as habilidades dos estudantes.

Referência(s)