
COMÉRCIO ELETRÔNICO: O VAREJO VIRTUAL BRASILEIRO
2019; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17765/1516-2664.2019v24n1p117-134
ISSN2176-9176
AutoresSimone Oliveira dos Santos Cardoso, Márcia Hiroko Kawamoto, Ely Mitie Massuda,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO comércio eletrônico tem se expandido no mundo nos mais diversos segmentos e o Brasil segue essa mesma tendência. Apesar do crescimento mundial do comércio eletrônico, poucos estudos são realizados, em especial sobre o Brasil. Como objetivo descrever evolução e características do varejo virtual brasileiro, a pesquisa foi realizada por meio de acesso aos periódicos científicos nas bases de dados do portal de periódicos da Capes, Emerald, EBSCO, Scopus, Scielo e Proquest, sem delimitação de data de publicação e em português. Também foram utilizados os relatórios que foram popularizados como Webshoppers. Verificou-se que as empresas de comércio eletrônico se concentram na região Sudeste e as categorias mais vendidas são dos setores de saúde, cosméticos e perfumaria além de moda e acessórios. Houve aumento nas vendas do varejo online mesmo em período de crise e instabilidade econômica.
Referência(s)