CLÁSSICOS LITERÁRIOS COMO MOTIVAÇÃO PARA A AULA DE FILOSOFIA
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5902/2448065735690
ISSN2448-0657
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO presente trabalho pretende referenciar o ensino de Filosofia desde textos da literatura clássica, abordando, especificamente, a obra "As Viagens de Gulliver" de Jonathan Swift, apresentando que não existe apenas uma leitura agradável em obras clássicas. O autor aborda problemas éticos e políticos de seu tempo tendo em consideração o contexto vivido, onde duas grandes potências, Inglaterra e França, disputavam a soberania mundial, com suas revoluções e inovações tecnológicas. O texto traz uma crítica, apontando questões políticas que fizeram com que os reinos de Lilipute e Blefuscu se apartassem por questões miúdas. Aborda contextos éticos e morais destacando problemas com corrupção. Apresenta situações de um governo patrimonialista além de apresentar certo nível de racionalismo crítico. A imagem deturpada da humanidade é ponto de destaque, percebendo-se aspectos totalitários denunciados em uma das viagens. O objetivo deste trabalho é propor a utilização da obra, bem como de outras obras literárias, para verificar contexto histórico, ético e político, que passam despercebidos da maioria dos estudantes. Percebe-se, na obra referida, contexto atemporal. Surge o desafio de averiguação acerca da questão ético/política ainda em destaque, com diversas questões, tais como: Quais as diferenças e/ou semelhanças que percebemos com esta questão atualmente? Por qual motivo Swift se utiliza desta fantasiosa imaginação em seu escrito? O que ele pretendia denunciar ou apurar?
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