
O ZARATUSTRA DE NIETZSCHE E SUAS INSPIRAÇÕES EDUCATIVAS: DESLOCANDO IDEIAS, PRODUZINDO INTERPRETAÇÕES
2014; Volume: 35; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
0718-0934
Autores Tópico(s)Philosophy and Historical Thought
ResumoEste ensaio objetiva deslocar ideias, produzir interpretacoes a respeito da conducao de Zaratustra em seu movimento de aprendizado educativo a partir da segunda parte da obra “Assim Falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguem”. Nessa parte, nota-se o segundo declinio do personagem central (Zaratustra), em que se mostra mais “amadurecido” e “transformado”, exercitando a sua vontade criadora. Pretende a reeducacao dos discipulos, destaca o niilismo e sua incompatibilidade com a figura do alem-do-homem, fala sobre a vontade de potencia como sabedoria da vida, alem de destacar questoes profundas que dizem respeito ao tempo, a vida, ao devir, a promessa da redencao fora do tempo. Insiste em fazer critica aos valores religiosos e morais, decorrentes da visao crista de mundo, que contribui para formar um individuo minguado em forca e em criacao. Por fim, e possivel notar que o movimento de Zaratustra so reforca a sua postura de educador e, de modo exemplar, ele nos educa ao educar a si mesmo rumo ao seu processo filosofico. Para alem de uma educacao utilitaria, sugere o exercicio da experimentacao de si como processo fundamental para se tornar o que se e.
Referência(s)