Invisibilidade dos negros em “Reflexões sobre Little Rock”, de Hannah Arendt: outra história na educação
2019; Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18676/cadernoscenpec.v9i1.460
ISSN2237-9983
AutoresCarlos Eduardo Gomes Nascimento,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo discute a história ignorada por Hannah Arendt no ensaio “Reflexões sobre Little Rock”. Após a determinação da Suprema Corte norte-americana para integrar crianças negras e brancas nas mesmas escolas, o governo e parte da população na cidade de Little Rock bloquearam violentamente o acesso dos negros a uma escola comum. Nesse contexto, uma jovem negra foi fotografada enquanto era hostilizada por uma horda de pessoas brancas e impedida de entrar na escola. A partir dessa fotografia, Arendt escreve um de seus primeiros textos em que aborda o tema da educação. Com base nas referências bibliográficas que analisam o período histórico em questão, objetiva-se narrar uma outra história, invisibilizada por Arendt. O texto problematiza se a pensadora, antes de analisar a dessegregação racial nas escolas, dialogou com a história dos negros norte-americanos. Por fim, conclui-se que a educação é um espaço de luta contra a invisibilidade, contra o perigo de contar uma única história às crianças e aos jovens.
Referência(s)