
A retórica em quatro compositores da música colonial brasileira
2019; Escola de Música da UFMG; Issue: 39 Linguagem: Português
10.35699/2317-6377.2019.14913
ISSN2317-6377
Autores Tópico(s)Music History and Culture
ResumoO objetivo neste artigo foi expor a retórica como ferramenta de estudo e análise da música colonial brasileira. Para isso, partir-se-á de breve contextualização sobre a utilização de elementos retóricos no discurso da música europeia do final do século XVI até o início do século XIX, assim como no Brasil Colonial. Em seguida, será mostrada a crescente atenção da musicologia desde meados da década de 1960, em compreender a constituição e disposição das estruturas retóricas. Do mesmo modo, relataremos os estudos em desenvolvimento sobre a retórica musical no Brasil. Ademais, pretende-se no trabalho, mediante metodologia baseada em análises retórico-musicais relacionadas com o texto litúrgico e harmonia, averiguar esses processos e mecanismos nas obras de Manuel Dias de Oliveira, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, André da Silva Gomes e José Maurício Nunes Garcia.
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