Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO DO CUSTO DE OPORTUNIDADE NA PRECIFICAÇÃO DOS PRODUTOS:

2019; Volume: 5; Issue: 14 Linguagem: Português

10.24325/issn.2446-5763.v5i14p14-35

ISSN

2446-5763

Autores

Jordana Criste da Silva, Julian Alexandrina Coelho, Jean Ferreira Assunção,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Esse estudo objetivou verificar se os gestores de micro e pequenas indústrias de confecções da cidade de Divinópolis utilizam informações dos custos de oportunidade para precificação de seus produtos. Especificamente buscou verificar se os gestores conhecem os custos de oportunidade relacionados com seus negócios; e identificar quais informações são utilizadas para precificação de seus produtos. Para tanto foram utilizados como métodos a pesquisa descritiva, quantitativa e como técnica de coleta de dados a aplicação de questionário estruturado, para verificar a seguinte hipótese: (H1) os gestores de micro e pequenas empresas do setor de confecções não utilizam informações dos custos de oportunidade para precificação de seus produtos. Após análise dos dados coletados, a hipótese foi rejeitada, verificando-se que os gestores utilizam preponderantemente para precificação de seus produtos informações sobre os custos de oportunidade relacionados com o capital social investido, e com frequência baixa as informações sobre valor locatário e do custo de oportunidade do pró-labore a valor de mercado.

Referência(s)